Imagem: Salazar Notable

Equipe

Os nossos principais pontos de convergência são o Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo (VPS-FMVZ-USP), a comunidade São Remo, o Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avanzados (nPeriferias-IEA-USP) e o grupo do Cosmopolíticas do Cuidado no Fim do Mundo da Faculdade de Saúde Pública (Cosmopocu).

Coordenação

Oswaldo Santos Baquero

Migrante em qualquer lugar, de procedência periférica. Entre outras coisas, sou professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) e do Grupo  de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (nPeriferias-IEA-USP).

Yasmin da Silve Alexandre

Nasceu e cresceu na São Remo, comunidade vizinha a Cidade Universitária da USP, onde vivenciou a realidade periférica e a “distância” em muitos sentidos em relação à USP. Graduou-se em Medicina Veterinária nessa universidade e é membro da Rede SAME desde 2019, onde encontrou um espaço para repensar a saúde e a Medicina Veterinária pelas particularidades vividas na periferia.

Evelise Oliveira Telles

Professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal. Trabalha na área de Segurança dos Alimentos e Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal.

Júlia Amorim

Sou médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Atuo no âmbito de Medicina Veterinária Legal como perita no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e como técnica no Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC). Luto para alterar o paradigma acerca da superioridade humana, que fornece meios para que os animais sejam considerados espécies inferiores, e considero a saúde multiespécie como prática primordial para a promoção de saúde.

Colaboração

Alessandro de Oliveira dos Santos

Professor Livre-Docente do Instituto de Psicologia da USP e pesquisador associado do Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados da (nPeriferias-IEA-USP). Pesquisa temas relacionados a intercultura e raça-etnia.

Ana Carolina Basso Schmitt

Docente da Atenção Primária à Saúde do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP.

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani

Professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

Beatriz Rocha

Atuo na área da extensão universitária, como educadora social, no Programa Aproxima Ação/PRCEU, que tem como missão atuar na garantia do Direitos de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, bem como ser referencia na interlocução entre a Universidade e comunidades do seu entorno.

Carlos Curtidor

Publicista da Universidad Jorge Tadeo Lozano, Bogotá- Colombia. Com o coletivo, Juegos Translúcidos tenho desenvolvido a exploração do som produzido ao vivo por brinquedos e objetos que acompanham e complementam a experiência audiovisual, retomando o Foley como un meio de expresión recursivo e imaginativo. Considero o projeto do coletivo como um meio alternativo de comunicação que se adapta e integra a diferentes cenários, sempre desde o respeito à vida.

Carlos Dumangue

Morador do Riacho Doce da comunidade São Remo, professor de Capoeira e responsável pelo Centro Cultural Riacho Doce.

Carolina Carvalho

Fez pós-doutorado em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), e é Doutora em Planejamento Ambiental pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestra em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e graduada em Geologia pela Unesp. Atualmente é pesquisadora colaboradora do IEE-USP e fundadora da Comunidades Vivas – Mapeamento Participativo.

Diana Magdalena Jiménez

Artista Plástica e Visual, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Facultad de Artes ASAB, Bogotá-Colombia. Sou diretora e fundadora do coletivo de visuais análogas Juegos Translúcidos. O coletivo tem participado em diferentes festivais de cinema, teatro infantil, intervenções artísticas de rua, concertos lúdicos, apoio visual em campanhas de comunicação alternativas e oficinas de formação e criação.

Dora Mariela Salcedo Barrientos

Enfermeira em saúde coletiva. Terapeuta de Familia e Casal. Terapeuta Comunitária Integrativa. Docente do curso de Obstetricia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP).

Elbio Miyahira

Possui graduação em teologia pela Faculdade de Teologia Metodista Livre (1998), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade concluído em 2015. Doutorado em andamento pelo mesmo programa da PUC-SP. Pesquisador sobre Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade do grupo de pesquisa Movimentos Migratórios e Educação vinculado à PUC-SP. Tem 20 anos de experiência no terceiro setor.

Elena Maria Hurtado

Médica veterinária zootecnista formada pela Universidad del Tolima (Colômbia), mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e actualmente faço doutorado no Departamento de Medicina Veterinaria Preventiva e Saúde Animal (FMVZ-USP). Me interesso pelas interações entre a saúde de diversas espécies.

Érica Peçanha

Pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP e do nPeriferias – Grupo de Pesquisa das Periferias, com bolsa do projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais. Doutora em Antropologia Social pela USP, com estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da mesma instituição. Atua nas áreas de antropologia urbana, pesquisa social e ciências humanas e saúde, com foco nas discussões sobre periferia, cultura e juventude.

Ericsson Magnavita

Sou um dos articuladores dentro da favela São Remo e atuo como uma liderança que está em prol da comunidade, engajado em alguns projetos. Nascido na comunidade, 36 anos, vivo com 3 filhos (Emilly, Evellyn, Lucas) e minha esposa Tatiane. Trabalho como autônomo.

Fabio Gregori

Médico veterinário e pedagogo. Professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (FMVZ-USP). Trabalha na área de Virologia, Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública e Educação Sanitária.

Gislene Aparecida dos Santos

Professora da Universidade de São Paulo (USP), lecionando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e no programa de pós-graduação em Direito (área de Direitos Humanos). É líder do GEPPIS – Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (EACH – USP) e, atualmente, é coordenadora do Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (nPeriferias-IEA-USP).

Ligia Ferreira Gomes

Professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, especialista em Docência para a Saúde. Atua em projetos didáticos de ensino vivencial na Atenção Básica e é orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interunidades da Universidade de São Paulo.

Marcos Bryan Heinemann

Sou professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, da FMVZ-USP, responsável pelo Laboratório de Zoonoses Bacterianas, atuando principalmente com leptospira e leptospirose. Também coordeno um projeto de divulgação científica “Luz, Câmera e Ciência”.

Myriam Acero Aguilar

Médica Veterinária com PhD em Saúde Pública, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidad Nacional de Colombia. É lider do grupo de pesquisa em Estudios Humano Animal.

Simone Rennó Junqueira

Sou professora na disciplina de Saúde Coletiva em Odontologia (FO-USP). Orientadora no Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde. Já atuei na rede de serviços de saúde do SUS, na capital e no interior. Mãe de três filhos.